Termografia

A termografia, também conhecida como termografia cutânea ou termografia clínica, é um exame de imagem no qual é realizado um registro documental das alterações de temperatura da superfície corporal – ação promovida por uma câmera infravermelha. O procedimento é totalmente indolor, seguro e pode ser aplicado em toda a extensão do corpo.

Imagem Termografia

Uma informação importante é sobre o método de diagnóstico apresentar ausência de radiação, contraste e outras substâncias potencialmente nocivas. Outro benefício é que a termografia quase não possui contraindicações. Crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes podem ser submetidos ao exame.

Exame que “visualiza” a dor

As mudanças de temperatura detectadas pela termografia indicam desiquilíbrios no organismo e, a partir deste apontamento, inúmeras condições podem ser identificadas. Por esta razão, o exame é muito eficiente para descobrir a origem de diferentes tipos de dor, o que por sua vez, torna o diagnóstico mais assertivo e o tratamento mais eficiente.

Apesar de ser uma tecnologia pouco invasiva, a termografia demanda vasta experiência, portanto apenas médicos especialistas em dor estão aptos a conduzir e indicar o exame, bem como avaliar seu resultado.

Termografia faz parte do diagnóstico da dor crônica

A dor crônica implica em uma série de restrições e limitação de atividades, realidade que traz angústia e prejudica integralmente a vida do indivíduo, inclusive sua produtividade no ambiente de trabalho e ausência em momentos ao lado de familiares e amigos.

Muitas vezes a dor crônica não tem local e origem específica, desse modo a termografia faz parte da avaliação clínica diagnóstica. Doenças reumáticas, dores associadas ao tratamento oncológico e patologias que promovem degenerações ou inflamações internas estão entre as principais causas de dor crônica e podem ser detectados via termografia.

Termografia identifica doenças antes dos primeiros sintomas

Além do diagnóstico de doenças já estabelecidas, a termografia auxilia nas medidas preventivas, pois permite a detecção de enfermidades e seus efeitos antes mesmo de os primeiros sintomas aparecerem. Outro relevante detalhe é o uso do exame para monitorar a efetividade das abordagens terapêuticas para controle da dor.

Dr. Lúcio Gusmão
Especialista em
Tratamento da Dor
CRM 16363

Conheça o Dr. Lúcio

Sofre de Dores Crônicas?

Agende sua consulta agora mesmo!