Agulhamentos miofascial

A síndrome dolorosa miofascial é uma patologia extremamente comum, acometendo indivíduos com uma faixa etária entre 31 e 50 anos e na maior parte do sexo feminino. É caracterizada por presença de pontos sensíveis nas bandas musculares tensas.

Paciente tem a sensação de queimação, peso, dor referida ou local, déficit e da força muscular e amplitude de movimento.

Imagem Agulhamentos miofascial

Essas bandas dolorosas podem ser frequentes em indivíduos que realizam movimentos repetitivos e com mais frequência na região cervical e cintura escapular.

Podem ser desencadeadas por múltiplos fatores, sendo eles:

  • Contusões,
  • Estiramentos,
  • Microtraumas,
  • Sobrecarga crônica ou uso excessivo dos músculos.

O agulhamento miofasical é um método minimamente invasivo, que tem por objetivo reduzir o quadro de sintomas gerados pela dor miofascial ao colocar uma agulha – como as de acupuntura – diretamente sobre os pontos de gatilho com o fim de provocar diminuição da dor local e referida, além de restaurar a amplitude de movimento.

Com base em vários estudos controlados e randomizados, tem se evidenciado que agulhamento seco é benéfico, resultando em alívio da dor local ou referida, relacionada com pontos-gatilho miofasciais. Além disso, provoca relaxamento muscular e ganho de amplitude de movimento, com isso proporciona melhora na qualidade de vida dos indivíduos.

Deste modo, ficou evidente a eficácia da técnica em pacientes acometidos pela síndrome de dor miofascial.

Dr. Lúcio Gusmão
Especialista em
Tratamento da Dor
CRM 16363

Conheça o Dr. Lúcio

Sofre de Dores Crônicas?

Agende sua consulta agora mesmo!