Bloqueio simpático venoso
O bloqueio simpático venoso é um procedimento visando a melhora das dores crônicas. A ação anestésica nas terminações nervosas do endotélio vascular (camadas que revestem as células dos vasos sanguíneos) com o objetivo de interromper os impulsos sensoriais e, desta forma, promover alívio e até mesmo eliminar por completo a dor. Esse é um dos efeitos do bloqueio simpático venoso, tratamento que também pode ser definido como “quebra” no ciclo dor.
O método terapêutico pode ser aplicado para tratar dor em diferentes regiões do corpo, uma vez que, além de bloquear os sinais dolorosos, ele pode reduzir consideravelmente as inflamações. Sua indicação depende de análise clínica prévia, contudo, um dos fatores mais comuns é a ineficácia dos fármacos. Ou seja, quando a pessoa fez uso de diferentes medicamentos, mas não obteve suspensão da dor.
Entre as patologias que podem ser tratadas com o bloqueio simpático venoso estão:
- Fibromialgia;
- Síndrome dolorosa miofascial;
- Síndrome complexa da dor regional;
- Neuralgia pós-herpética;
- Neuropatia diabética;
- Dor central.
Como é realizado bloqueio simpático venoso?
O tratamento é feito através da administração intravenosa de uma substância chamada lidocaína e um anestésico local, ou seja, que interrompe a condução nervosa de maneira reversível. A aplicação é por infusão. Preparamos uma solução com a lidocaína e algumas vezes com quetamina, que vai entrar no sistema venoso lentamente (gota a gota).
O modo de aplicação do bloqueio simpático venoso é igual às outras infusões medicamentosas, portanto, leva entra em 30 -60 min. Além disso, deve acontecer em ambiente ambulatorial ou no centro cirúrgico e com monitoramento do paciente. É importante lembrar que o procedimento é absolutamente seguro, mas deve ser indicado e conduzido por médicos especialistas da medicina da dor.
Dr. Lúcio Gusmão
Especialista em
Tratamento da Dor
CRM 16363
Sofre de Dores Crônicas?
Agende sua consulta agora mesmo!